quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

AVIVAMENTO X MOVIMENTO: o que buscaremos em 2009?

Por Vanessa Dutra
Secretária Geral da EBD Itaquerão
Estamos dando início a mais um ano e, pela misericórdia de Deus, podemos dizer como o profeta Samuel: “Até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Samuel 7.12).

Início de ano novo é momento de parar pra refletir, e eu estava meditando naquilo que muitos têm afirmado, de que a igreja brasileira está vivendo um grande avivamento. Parei pra pensar no que realmente é um avivamento e no que de fato está acontecendo nas igrejas evangélicas pentecostais do Brasil.

A primeira conclusão a que cheguei é a de que AVIVAMENTO e MOVIMENTO são coisas completamente distintas.

Cabe citar alguns exemplos.

A grande maioria dos cantores evangélicos (ou gospel, como preferir) da atualidade aparentemente não estão muito preocupados em se dedicar a composições que agradem a Deus. Prova disso é a enxurrada de músicas com letras sem sentido e até anti-bíblicas. As músicas contêm estilos variados, que fazem o povo dançar e pular, mas nada que gere quebrantamento de coração.
Os eventos gospel tornaram-se verdadeiros shows, com direito a jogos de luzes, fumaça, coreografias bem elaboradas e muitos, mas MUITOS holofotes.
Interessante... se toda a glória é para Deus, então por que subir num palco com diversos holofotes virados para si enquanto a “galera” vibra e aplaude?

E o que dizer dos pregadores? Existe uma infinidade de “apóstolos”, “bispos” (e seus respectivos substantivos femininos), etc., que se tornaram muito mais importantes do que o próprio Jesus!
Outro dia eu ouvia em uma rádio também evangélica uma propaganda de uma determinada igreja. O locutor, com sua voz imponentes e convidativa, dizia que se alguém quisesse receber as bênçãos de Deus em sua vida, deveria ir até o templo tal, na rua tal, número tal, porque “O Homem de Deus, o Pastor (ou Apóstolo, ou Bispo, tanto faz) Fulano de Tal” tinha uma bênção de Deus e uma mensagem profética para as nossas vidas!!
Que coisa! Os pregadores não são mais servos de Deus, agora eles são “Homens de Deus”. Esse pregador da rádio é o “cara”! E eu que pensava que quem curava e abençoava era Jesus...

Diante desse tipo de coisa, eu acredito que esses acontecimentos não podem ser classificados como AVIVAMENTO, mas que o termo mais adequado para isso é MOVIMENTO.

Se compararmos esses movimentos ao verdadeiro AVIVAMENTO bíblico, vamos notar algumas diferenças marcantes.

Quando lemos no Segundo Livro dos Reis, capítulos 22 e 23, e no Segundo Livros das Crônicas, capítulos 34 e 35, vemos um exemplo de genuíno AVIVAMENTO.
O rei Josias, ao assumir o trono de Judá, promoveu entre o povo um verdadeiro AVIVAMENTO espiritual. Em primeiro lugar, ele aboliu a idolatria e mandou restaurarem o templo do Senhor. Durante o reparo do Templo, acharam o Livro da Lei do Senhor, que fora dada pela mão de Moisés. O Livro foi lido ao rei, que imediatamente rasgou as suas vestes, pois percebeu o quão distantes ele e o povo estavam de Deus. O rei, então, ordenou que a Lei fosse lida ao povo, e renovou o pacto com o Senhor.

Quando lemos ainda no livro de Esdras, capítulos 8 e 9, vemos que o povo, ao retornar do cativeiro, experimentou outro AVIVAMENTO.
O povo pediu a Esdras que lhes trouxesse o Livro da Lei do Senhor. O sacerdote então o leu diante da congregação, e o povo começou a chorar pois perceberam o quanto estavam distantes dos caminhos do Senhor. Houve arrependimento, houve confissão de pecados, e então houve o AVIVAMENTO, pois o povo se voltou ao Senhor, e se alegrou com essa atitude.

Podemos concluir que o verdadeiro AVIVAMENTO vem pela Palavra de Deus, pois através dela o povo se arrepende, confessa seus pecados e se volta para o Senhor.

Quando vemos na televisão e ouvimos no rádio homens e mulheres que se dizem de Deus pregando prosperidade financeira, curas e milagres, dizendo que são os donos da unção e que só na igreja deles nós poderemos alcançar as maiores bênçãos, estamos diante de MOVIMENTO.
Mas quando nós freqüentamos uma igreja (que geralmente não aparece na televisão) onde existe a preocupação de pregar a genuína Palavra de Deus, a mensagem da cruz de Cristo, o arrependimento, a salvação, o arrebatamento, então estamos diante de uma igreja verdadeiramente AVIVADA.

O que buscaremos em 2009? Avivamento ou Movimento?

A segunda conclusão a que cheguei em minhas reflexões é a de que a volta de Jesus está mais próxima do que nunca.

Sempre houve falsos profetas e falsos cristos, mas nos últimos tempos está demais!
Em Mateus 24.4 e 5 Jesus disse: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.”
O apóstolo Paulo, na sua Segunda Epístola aos Tessalonicenses, capítulo 2, versículos 1 e 2 diz o seguinte: “Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com Ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia de Cristo estivesse já perto.”
O apóstolo Pedro, em sua Segunda Epístola, capítulo 2, versículos 1-3 também alerta: “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.”

Eu posso dizer, sem medo de errar, que nós estamos vivendo este tempo dos falsos profetas, falsos cristos e falsos doutores.
É um engano pensar que esses impostores aparecem no meio de nós declarando abertamente que são cristos. Muito pelo contrário: eles fazem coisas em nome de Cristo, com o objetivo de levar as pessoas ao engano. E eu tenho uma opinião pessoal de que, qualquer pessoa que se ponha no lugar de Jesus, já é um falso cristo.

Cito um exemplo.

Dia desses eu estava assistindo na TV a um programa evangélico de uma igreja que está se tornando bastante famosa pelas curas e milagres que ocorrem em seus templos.
O “apóstolo” que ministra as orações de cura dizia que não importava em qual templo de sua igreja o fiel estivesse, pois a “unção” partia do local onde ele estava para todos os outros templos de sua denominação. As pessoas praticamente o idolatram, pois quando ele passa no meio da multidão, o povo enxuga seu suor com lencinhos que são devidamente guardados como objetos de grande valor.

Que é isso, senão um falso cristo? E como ele têm muitos.

Não devemos nos iludir com os milagres e curas, pois o apóstolo Paulo, em 2 Timóteo 3.8, comparou os falsos profetas a Janes e Jambres, que eram feiticeiros da corte de Faraó e imitaram os sinais e prodígios feitos por Moisés. Em 2 Tessalonicenses 2.9, Paulo ainda afirma que, pela eficácia do poder de Satanás, também ocorrem sinais e prodígios.

Em 2 Timóteo 4.1-4, Paulo exorta Timóteo a permanecer firme na Palavra de Deus, pois “virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina” (v. 3). Estamos vivendo este tempo, o tempo que antecede à vinda de Cristo, em que muitos estão abandonando a Palavra de Deus, a sã doutrina, e dando ouvidos a falsos cristos, profetas e doutores.

Em 1 João 2.18, o apóstolo diz: “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora.”

Jesus está voltando! É tempo de despertar! Precisamos vigiar, para não nos iludirmos com os movimentos e não sermos enganados pelos falsos profetas!

Em Mateus 25.13, Jesus diz: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.”

Estejamos prontos para nos encontrarmos com o Senhor!

E um excelente 2009 para todos nós!
Deus abençoe!

Nenhum comentário: